sexta-feira, 18 de abril de 2014

Das Selfies às Unselfies

Nova Geração...

A moda, mania, whatever...das selfies está espalhada por todo o lado. A mais famosa é sem dúvida a Selfie que Ellen Degeneres tirou nos Oscars deste ano.

Ainda antes desta moda surgir, tirei algumas selfies mas sinceramente nunca foi com o intuito de as publicar fosse onde fosse...Hoje, maioritariamente as selfies são muito para evidenciar...algo seja, 'olha, olha, onde eu estou!!', 'nhé, nhé, nhé o que comprei' ou 'roam-se de inveja com quem estou ou o que estou a fazer!'. Será que a palavra selfie derivará de 'selfish'?? Há por aí muita boa gente que necessita que outros tenham mesmo inveja delas!

Ainda num degrau mais degradante são as pessoas que tiram selfies com sem-abrigos de fundo ou em funerais. Só evidencia a falta de educação e a fraca personalidade dos seus autores.

Neste contexto, nem tudo poderá ser negativo e se fizermos uma pesquisa pela net também poderemos encontrar que existem selfies de carácter humanitário e, a muito curto prazo, decorrerá um evento mundial de selfies promovido pela (espantem-se) própria NASA, é já no próximo dia 22 de Abril (2014).

No primeiro caso, as Unselfies podem ter o lema: Capture your feelings instead yourself! Focus your camera outwards... (Capta os teus sentimentos em vez da tua pessoa! Foca a tua câmara para o exterior...) ou podemos apelar para problemas que ocorrer em todo o mundo.

Para mais: # Unselfies Por que não desenvolver algo semelhante 'dentro de portas'?

A NASA com base neste fenómeno criou um evento próprio: saiba-por-que-a-nasa-lhe-pede-que-tire-uma-selfie. E, temos direito a cartaz/placa em português no próprio site da NASA, em Global Selfie.

Pelo menos será uma selfie por uma boa causa!!




Sem comentários:

Enviar um comentário