quinta-feira, 12 de junho de 2014

A estupidificação!

De algumas pessoas...


O alvo deste Governo É...com toda a certeza, os funcionários públicos (FP) e os reformados. 

Não pretendo fazer deste post uma crítica à estupidificação governativa, não! Hoje gostaria de escrever sobre outro tipo de estupidez....

Todas as pessoas sabem que muitos dos trabalhadores da FP, entraram ou devido às 'castas', ou seja o avô, o pai, o tio...whatever, já lá trabalhavam e então a descendência TEM de lá entrar. Não interessa habilitações, valências ou simplesmente uma saber de capacidades cognitivas para a função a desempenhar. Isso é puramente secundário!

Vai daí que é engraçado ver como algumas pessoas 'cunhadas' à entrada são, enquanto profissionais e muitas com Canudo na mão... Não estou a ofender os FP's nada disso, só que convenhamos existem pessoas que precisam de lutar e batalhar tanto para conseguir um emprego e QUEREM trabalhar...e depois assistimos diariamente a situações do arco-da-velha.

Convivo todos os dias com...uma Joaninha (não querendo eu difamar este insecto que tanto gosto); são tantas as pessoas que se interrogam 'como é possível ter uma licenciatura!!!'. É pessoa adulta...a barreira dos 40 já foi passada....

Vejamos:
- Vou comer uma ameixoa! (novo cruzamento entre fruto e bivalve)
- Ah! mas aquele senhor hoje está todo enfatiado (como quem diz, vestiu fato)
- Agora a moda são as gravatas personalidadas  (raios das gravatas personalizadas...são muito 'dadas')

Na versão mini-histórias:
1)
- Olha Joaninha, o nº de telefone que te aparece é da Metlife (metelaife)
- É para meter quê...? Escrevo lai...quê?

2)
Uma anedota: O Iraque e a Unita estão em guerra, agora dizer muito rápido: O Iraque_unita...o Iraque_unita...(fonéticamente: iracunita)

- Todas as pessoas presentes riram menos a Joaninha...não percebeu! Alguém com muita paciência ainda disse: oiça bem...i-ra-qu'-u-ni-ta
- N-ã-o, não estou a perceber....Não faz mal....eu depois percebo à minha velocidade!!

3)
- Ó Joaninha o Tony Caminete teve que ser hospitalizado!!
- Quem?
- O Tony Caminete..!
- O...quem? Ah, espera...já sei quem é...o Tony do Benfica!!
- Não o Tony...Carreira ou como quem diz....o Tony Caminete!
- Ahhhhhhhhh, nunca tal tinha ouvido!!!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pela sua Saúde...

Portal do Utente

Damos sempre tudo por garantido..quando estamos bem, nunca nos lembramos de quando estamos doentes; quando estamos doentes, só nos lembramos de quando..estamos bem! 

A nossa SAÚDE vale ouro e pequenos gestos podem fazer a diferença, para nós e para os profissionais da área da saúde.

Portal do UtenteO PORTAL do UTENTE, é uma plataforma desenvolvida para os utentes do Serviço Nacional de Saúde. Ainda nem todos os cidadãos têm acesso à internet ou sequer percebem destas 'modernices' tecnológicas.

Mas não custa nada registar-se, explorar as suas valências e as do seu Centro de Saúde/Unidade Hospitalar. 

Caso tenha a possibilidade (leitor de cartões com chip), pode até associar o seu Cartão de Cidadão!! (Caso necessitem de esclarecimento, é só dizer).

Clique no linkPortal do Utente

E como eu soube disto? Através do Youzz.net!!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Erguer a cabeça...e persistir!

Benfica, tens mais encanto...

...Na hora de ganhar!!

Seguindo aquele princípio do 'Make Love, Not War', deixo aqui esta Belíssima imagem, para todos aqueles 'amigos' (que foram alguns!) que disseram: 'Sou do Rio Ave desde pequenino' ou 'Sou do Sporting/Porto e de todas as equipas que joguem contra o Benfica'....Pfff! 
Give me WAR, I will give you LOVE...for BENFICA!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Festas D'El Rey

Medieval ou Templária

(Actualizado)

Tenho tido umas semanas e...fins de semana, um 'cadito cansativos. Muita carga (nem toda) é devido ao trabalho. Por vezes também é preciso ficar estafado com os fins de semana!
Já fui, obviamente, a muitas festas e festinhas mas nunca tinha ido a uma Festa de cariz Medieval. Pois é pessoal, dei um salto a Monsanto - a Aldeia mais Portuguesa, nos dias 03 e 04 de Maio.

Imaginamos sempre outras paragens. Por que não também conhecer os nossos cantinhos?

Por aqueles dias, celebra-se em Monsanto a Festa Divina de Santa Cruz e a Autarquia Idanhense (Idanha-a-Nova), associa a Festa Medieval.

Ali o carro pára totalmente. O(s) percurso(s) são sempre feitos a pé, por entre travessas e becos. Até a sinalética é feita ao estilo....medieval!

Tive o prazer de jantar na tenda D'El Rey D. Afonso III e seu filho D. Dinis...Quando descarregar as milhentas fotos da máquina, aí poderei mostrar-vos mais pormenores!

Medieval_By Night S&L2014
1 - Pois é, uma sopinha de grão (bem boa!), assim em cima do prato...que era Pão! (houve quem tentasse dar uma dentada, não sei como não partiu a dentadura)

2 - E depois de cear com El Rey, a mesa ficou assim! (dá também para terem uma ideia da luz ambiente)

3 - Fora da tenda, vislumbrámos os cavaleiros italianos (mesmo italianos, de perto de Génova, muito simpáticos!), numa demonstração 'armada'

4 - Todas as pessoas interiorizaram o seu papel e até as crianças preferiram brincar com o arco do que com o smartphone!

5 - O Animador da Charneca...só visto! Uma magia tão...peculiar, típica dos turcos.
Festa Medieval Monsanto
Medieval_By Day (S&L2014)

1 - A partir deste ponto, entrámos numa época...num 'mundo' à parte. (NOTA: não, não, o sr. agente não estava trajado à época medieval...)

2 -decoração alusiva à época, esteve presente em cada canto e em cada banca.

3 - Muitos visitantes hermanitos e muito comum em cada travessa encontrar...os feirantes trajados.

4 - O Druida Vitor e a sua...Queimada Galega...Desentope tudo...acreditem!

5 - O grupo fantástico de Figurantes de Génova.

6 - E quando...uma ji...ji...jiboia quer também estar presente  na festa?!

7 - Até dança do ventre assistimos! E eram hermanitas guapas, digam lá se não eram!!


Ah!! Que cabeça, já ía esquecendo que ficámos muito bem instalados na Casa da Maria, um Alojamento Local, com 3 quartos, 2 casas de banho, sala e cozinha toda equipada...

Para consultarem: Casa da Maria 

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, bem...aqui ficam uma mão cheia de fotos mas....a imagem em movimento também tem outro encanto. Aqui fica também a peça jornalística da RTP: Divina Santa Cruz - Mosanto 2014



sexta-feira, 18 de abril de 2014

Das Selfies às Unselfies

Nova Geração...

A moda, mania, whatever...das selfies está espalhada por todo o lado. A mais famosa é sem dúvida a Selfie que Ellen Degeneres tirou nos Oscars deste ano.

Ainda antes desta moda surgir, tirei algumas selfies mas sinceramente nunca foi com o intuito de as publicar fosse onde fosse...Hoje, maioritariamente as selfies são muito para evidenciar...algo seja, 'olha, olha, onde eu estou!!', 'nhé, nhé, nhé o que comprei' ou 'roam-se de inveja com quem estou ou o que estou a fazer!'. Será que a palavra selfie derivará de 'selfish'?? Há por aí muita boa gente que necessita que outros tenham mesmo inveja delas!

Ainda num degrau mais degradante são as pessoas que tiram selfies com sem-abrigos de fundo ou em funerais. Só evidencia a falta de educação e a fraca personalidade dos seus autores.

Neste contexto, nem tudo poderá ser negativo e se fizermos uma pesquisa pela net também poderemos encontrar que existem selfies de carácter humanitário e, a muito curto prazo, decorrerá um evento mundial de selfies promovido pela (espantem-se) própria NASA, é já no próximo dia 22 de Abril (2014).

No primeiro caso, as Unselfies podem ter o lema: Capture your feelings instead yourself! Focus your camera outwards... (Capta os teus sentimentos em vez da tua pessoa! Foca a tua câmara para o exterior...) ou podemos apelar para problemas que ocorrer em todo o mundo.

Para mais: # Unselfies Por que não desenvolver algo semelhante 'dentro de portas'?

A NASA com base neste fenómeno criou um evento próprio: saiba-por-que-a-nasa-lhe-pede-que-tire-uma-selfie. E, temos direito a cartaz/placa em português no próprio site da NASA, em Global Selfie.

Pelo menos será uma selfie por uma boa causa!!




O Gato Dourado

Uma história verdadeira...

Supostamente todas as histórias começam por 'Era uma vez...', esta não! Porque não é uma história de encantar, é uma história que simplesmente sucedeu.

Gosto de gatos, bichos de natureza felina, olhar penetrante e meigos...quando lhes apetece.

Um dos meus gatos foi criado comigo desde do 1º mês de vida. Miava muito e alto, andava sempre atrás de mim pela casa e aos fins de semana tinha direito andar de carro. De seu nome 'Dourado'  - em resultado da sua pelagem ginger

Gato DouradoAo crescer passou a querer passar mais tempo na rua, armado em gato grande e dominador do território e das gatas da vizinhança. Só aparecia na janela da cozinha, qual relógio britânico, para as refeições e sestas. 

Alguns anos passaram, mais precisamente três. As rotinas foram-se instalando e também algumas brigas entre o Dourado e um gato siamês de algures que surgia para o irritar. Claro que ia sempre apartá-los e, tal como uma criança....não queria dar parte fraca de 'menino da mamã' mas agradecia, entrando em casa e ventando contra a porta fechada. Estão a ver um cruzamento de Garfield com Gato-das Botas?

Gato DouradoNo final de Fevereiro, princípios de Março,ainda tinha no pêlo o 'Janeiro dos gatos' e cada vez mais aumentava a área das suas deambulações. O Dourado interrompeu as suas rotinas e deixou de aparecer. Assim passaram 4 dias, 1 semana, 3 semanas. Dias com chuva e frio e nada do Douradinho-Dôdô. Para tristeza de todos, mentalizámos que o Dourado tinha morrido, atacado por animal, caído num poço ou apanhado uma panada de um carro.

O James teve que ser operado, fui levá-lo à Clínica e só regressei a casa depois da operação ter terminado. - a duração do jogo Real Madrid a jogar (sem o CR7) contra o Dortmund perde por 2 aos 90'. Eram umas 23 e qualquer coisa quando estava a uns 2 ou 3 Km's de casa. Sabia que ainda precisava de ir à Vila mas ía mentalmente, a pensar nas coisas que precisava fazer no dia seguinte...Falho a saída da rotunda para casa e sigo no sentido da Vila. Abrando o carro e dou por mim a pensar 'tás mesmo cansada, volta para trás!' e claro, fiz a inversão de marcha, só que em vez de entrar na rotunda, cortei por uma estrada de atalho...e passo por um gato mesmo na berma da estrada e...paro. 

Faço marcha atrás e fico a olhar para o gato...a pensar 'e se for ele...não pode...ele morreu! Estamos a 2 km's de casa, é possível um gato fazer este percurso.' Saio do carro...e dirijo-me ao gato que fica imóvel. Começo por colocar-me de cócoras e digo: Douradinho! ....o gato mia e quer vir ao me encontro mas assusta-se. Sigo-o e volto a chamar: Douradinho, dôdô! O gato simplesmente salta para o meu colo e pede festas na cabeça.

Só me ocorre: vou agarrá-lo e levá-lo para o carro mas vou sair arranhada...não pode ser ele. Assim que o agarro, não pelo cachaço mas pelas patas. Deixa-se levar, entra no carro e, por incrível que pareça, acomoda-se no banco de trás e nem um miar deu.

Não posso acreditar que ao fim de um mês o encontrei, magro, sujo, arranhado mas com o mesmo olhar doce. Assim que entra em casa, quer subir logo as escadas e quando entra no meu quarto, o quarto das suas sonecas...mia, salta para a cama 'cheguei a casa'. O mais incrível ainda, foi quando fui tomar um banho e ele queria também tomar banho, miava 'eu não sou assim, estou sujo mas não sou eu'... Dei-lhe banho depois e adorou, começou a lamber-se, a tentar relembrar a sua incrível auto-estima. Já passaram 10 dias depois do regresso, não quer ir à rua - excepto para a suas...necessidades.Ainda está débil e psicologicamente afectado. Anda sempre atrás dos nossos pés para todo o lado.

Se não estivesse cansada, se não me tivesse enganado na saída da rotunda, passava ao lado dele e nem nunca imaginaria que ali estava. Há momentos, frações de sorte!! É preciso acreditar...O Gato Dourado está de volta!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Homens e pratos!

Deveriam os homens lavar pratos??

Pois é, todos nós sabemos que os melhores cozinheiros...são chefs....no masculino. 

E quanto à lavagem de pratos, loiça, acessórios...como estamos? 

De entre várias coisas que retirei da minha especialização em Igualdade do Género, foi o facto de não devermos...criticar ou repudiar o enorme esforço que (alguns) homens fazem, no que às lides da casa diz respeito.

Não devemos dizer: Ah, ele até me ajuda nas tarefas! Não senhora! Devemos dizer: Ah...NÓS partilhamos as tarefas lá de casa...

Isto tudo porque...a vida é bela para alguns e vai daí, o almoço é levado de casa para o trabalho onde até existe um espacinho para o pessoal ingerir os morfes.

Um outro colega, pessoa com alguma idade e limitação auditiva quis mostrar e demonstrar que ele também consegue lavar a loiça!!!

Oh, senhor H. tem ali água quente para tirar a gordura!
Ahhhhh, não é preciso nada disso, fica bom assim mesmo! (óooookeeeeeyyyy, certo)

Só por estas peças,...ai, raio de coisa aqui no prato que não sai...

Long story short, eu e a colega deixámos o bom senhor ficar na dele, empatámos a coisa...e vai daí...ele diz:



Vá, já está, vamos embora!

Quando olhámos, ficou um copo por lavar mais 3 caixinhas de plástico com gordura e...após revisão da matéria lavada, a mesma matéria teve que ser re-lavada...a 'coisa' permanecia no prato...e era grande!

Assim, o bom homem ficou contente com a sua ação de homem-moderno e nós - muito educadamente- fizemos a devida lavagem e secagem. 

Devem os homens lavar pratos??

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

'Da' shoe!


A mulher da sociedade moderna não passa ao lado...de um belo par de sapatos. Existem tamanhos, feitios, designações a gosto.
LadyBug 'Maçã do Amor' da Risque
Risque 'Maçã do Amor'

Porém, também há ocasiões e ocasiões...Há eventos que requerem um peep toe (1) seja ele aberto ou fechado! Dizem-se femininos e que dão mais formas às curvas. E se no peep (2) for possível ver um vernizinho contrastante...como, por exemplo este da Risque 'Maçã do Amor', fica mesmo chuac! 

Depois também temos os platform shoes (3) podem ser de tantos feitios e formatos...estes são lindíssimos numa cerimónia mais formal. Os gémeos sobressaem e até, mais tonificados!

Se transitarmos para as botas, ô lá lá, o salto pode ou não manter-se, o cano pode ser mais ou menos curto (4)...porém...porém LadyB's...também existem botas de trabalho (5)...Sim!!



Nem todas as mulheres, no dia-a-dia, podem ou devem andar 'pipis' mas todas sabem que para cada ocasião há um código, vá!

Como, por exemplo, acho ridículo uma arquitecta regressar de uma vistoria a obras e dizer: ai, espetei um prego no meu...sapato! Ao que dá vontade de dizer: Levasses as BT!! (leia-se Botas de Trabalho.

Ainda me recordo, credo já pareço a senhora daquele anúncio Ainda sou do tempo...Continuando, recordo-me que no meu primeiro ano do ensino superior, tivemos uma coisa a que designaram por 'Actividades Agrícolas'....e, aqui fazíamos de tudo um pouco pelos 140 Hectares da Quinta.

Para o efeito, yours truly, comprou impermeável e galochas, tudo a rigor. Ora, um belo dia a actividade foi mesmo na...Vacaria, simmmm! Esta moçoila citadina, esteve ali impec....poré, contudo, eis se não quando, uma colega chocada com a actividade...recusou, pois apesar saber do que em concreto significa a palavra 'actividades agrícolas'...ela foi de saltos altos...!

A nossa vacaria era moderna e tal, já com ordenha mecânica mas convenhamos...vacaria É vacaria, actividades agrícolas como o próprio nome indica....é para desenvolver tarefas no espaço 'campestre'...não é para fazer uma perninha no shopping das tias! Adoro um salto alto mas haja paciência...quer dêzer...Não creio que o saltinho com um 'cadinho de....fique propriamente bem, né?

Tal como a ex-queridinha da América, a Meg Ryan, disse sobre o seu filme Courage under fire  ela sentiu a sua personagem...pelo calçado! Ao personificar uma Capitã do exercito, ao calçar as botas ela interiorizou a sua responsabilidade....outr@s...não!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

#In_Lovers...again

Lembram-se In_lovers?

Pois bem, o Amor já tinha andado no ar aqui, lembram-se do In_lovers?

E, curiosamente referi que a vida é como uma caixa cheia de chocolates...Pois bem, desta vez foi mesmo uma caixa cheia de Jellies...nham nham...acompanhadas pela smoothness de uma manta del corazon, que o frio ainda se sente por estas bandas. 

Aqui fica...a LadyB muito bem acompanhada!!! 
El corazon de goma
Produção própria (s&l@)


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Concessões, diz o PM

Grrr, Concessões, diz o PM!

Não posso ficar calada, ou grito ou blogo....Preferi blogar, o James dorme a sono solto.

Acabei de ouvir o PM, no Jornal da Noite da SIC, 'Temos de fazer concessões para podermos chegar a um entendimento', disse na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.

Oscar

Fonte: dueloaosol.blogspot.com

ELE só pode estar a gozar com o cidadão, aquele que trabalha, sua e leva para casa lágrimas e fome. Saberá ele o que uma 'concessão'? Logo ele, a quem os sindicatos pedem que ele 'conceda' para chegarem a um entendimento....e ele não concede! 

Ao fim destes anos, acredito que a única concessão que ele faz diariamente é: pronto, concedo a todos uma boa dose de mentiras, as quais serão proferidas sempre com veemente eloquência, como de verdades se tratassem.

Para mim, não tenho dúvidas...O Óscar de Melhor Actor Poítico, vai para o PM......

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

In Lovers...


Daqui a algumas horas é Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim.

Há quem tenha, há quem não tenha... mas de certeza que todos nós em algum momento já sentimos amor por algo ou por alguém!

Não há sentimento igual, muitas vezes difícil de descrever. 

Tal como quando se sofre por Amor... doí, parece que o mundo acaba, só queremos desaparecer! E custa acreditar que alguma vez consigamos voltar a sentir borboletas no estômago.

As forças surgem, sem sabermos bem de onde e....como que renascemos. E dura o que durar.

In_Lovers By LadyBug
In_Lovers By s&l@
Como os antigos dizem: O casamento (nota minha: e o namoro) é uma carta fechada...Nunca sabemos o que vamos encontrar!

Ou como diria Forest Gump (ver quotes em: http://www.imdb.com/title/tt0109830/quotes)My Momma always said,life is like a box of chocolates, you never know what you're gonna get!!

Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...
Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...

Sem nada dizer...   William Shakespeare 



Pois é...Antes de ser Amor, é preciso que seja um Amigo! Assim como a Sequoia e a LadyBug! :) 

Happy Valentine's Day U Bloggers!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mission Accomplished!

Sinto peso nos olhos...e apenas pouco passa das 20Hr.

É o que dá hoje ter saído para as 'pinhas' por pouco tempo...e passar mais nos 'mapas'!!

Hmmm...ontem surgiu um trocadilho por causa destas palavras. Alguém dizia:

Ah, o logo tem um 'map_inha' por trás!

Ao que algumas pessoas disseram: 

O qué que o logo do serviço em questão tem a ver com 'pinha'?

Por acaso...mas só por mero acaso, captei o que se queria efectivamente dizer...

O que vocês perceberam foi 'uma pinha' mas o que foi objectivado, foi 'um mapinha'!!!
AHhhhhhHH!!!

Que mania das pessoas porem 'inhos e inhas' em todas as palavras!!
asequoiaealadybug.blogspot.com
Mais uma para acrescentar ao rol do ditado: a língua portuguesa é muito traiçoeira!

Bem, isto tá de chuva...

Para terminar aqui fica a minha 'mission accomplished' de hoje...

A LadyBug e o verdinho da Sequoia já ganharam vida na barra de endereço ao fim de alguns aninhos depois do For the first time...!




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Também fui praxada...

Fonte: http://coresectorcommunique.blogspot.pt/
2012/07/10-most-famous-hazing-cases-to-land-in.html
Nem sei bem como abordar este tópico. As praxes existem desde há uns largos anos, só que raramente são tema de comunicação social...ou melhor, só são tema de noticias quando algo corre mal, quando infelizmente há vítimas.

Não me compete a mim, tecer comentários sobre o que possa ou não ter ocorrido no Meco, só lamento é a perda dos jovens, o sofrimento das famílias e a angustia da incerteza.

Praxe! É uma palavra associada a situações com contornos negativos. Apesar de actualmente já fazerem praxes no ingresso em determinados anos lectivos, a praxe sempre foi associada ao Ensino Superior.

Ainda me lembro do primeiro momento em que me praxaram. Estava esta então teen de 17 anos, a correr com o dedo as listagens de Acesso ao Ensino Superior, afixadas na Universidade de Lisboa, começo eu no...A....B....C...Cr...e, zás, para gáudio de meus pais - que fizeram a festa primeiro que eu - 'ENTRASTE, ó filha, ENTRASTE!!'

Ainda eu estava digerir o que me estava a acontecer...com uma cara estupidificada, oiço uma rapariga que se vira para mim e quer confirmar: Entraste, foi?. Eu, apenas anui com a cabeça, sem uma única palavra ter proferido....'Então PARABÉNS mas, espera aí...' E começou a garatarujar na minha testa e rosto...logo ali à frente dos meus progenitores que sorriam! 

(Ainda guardo afectuosamente as minhas fotografias dos primeiros garatujos)

Já no metro, a caminho de casa, vejo vários jovens rabiscados. Todos nós sorriamos. Tínhamos entrado num novo 'Clube' - O Ensino Superior! Íamos ter a possibilidade de tirar um curso. O 'nosso' esforço tinha compensado...Alguns, já naquela época, não tiveram a mesma sorte...foram forçados a questionar primeiro: Ó Pai, o que posso ser quando for Grande?

No meu caso, aos 17 anos, implicou a deslocação para mais de 200 Kms da minha zona de conforto, sem conhecer ninguém. Desde o momento que me inscrevi até ao dia do Julgamento, fui praxada. O primeiro Veterano que me praxou virou meu Padrinho de Curso e ainda hoje -muito ocasionalmente- nos vemos e falamos. Este ano farão 20 anos.

Não sou contra as praxes, não sou! Tudo depende de quem faz, o que faz e como faz.

Foi nos primeiros dias, no meio das praxes, que conheci os meus colegas de curso - éramos todos caloiros mas agrupados por cursos.

Ao longo desse mês e meio de praxes de dia e que incentivavam que também fossem à noite, andei descalça (só com meias), andei de joelhos, gritaram-me, fui 'escrita', fui rabiscada com símbolos fálicos, andei a fugir dos veteranos, andei com letreiros e rodelas de árvores penduradas ao pescoço, comi nabos crús (fiquei a gostar!), comi cebolas, andei a rebolar na lama (banho mesmo!), levei com farinha, levei com ovos, gritei a plenos pulmões para a caloirada toda as instruções de como se coloca um preservativo, beijei o focinho de um porco (daqueles do talho!), passei pela criolina (aquele smell perdurou durante semanas na pele)....No meio de tanta praxarada sempre senti que me respeitavam. Gritarem-me: CALOIRA NÃO PENSA, CALOIRA É BURRA!...não me fez chorar, não me fez revoltar, não me fez sentir uma necessidade desenfreada de ser aceite.

Hoje, passados praticamente 20 anos, quando contei algumas destas cenas aos meus pais, acharam que a maioria das coisas eram uma estupidez...

FONTE: http://3.bp.blogspot.com
Claro que, nem tudo foram rosas para todos os caloir@s...Tive colegas que foram - literalmente- raptadas para casa de Bichos (alunos de 2º ano) e obrigaram-nas a fazer a limpeza total da casa e, claro que as ameaçaram...Nada foi dito à Direção da Escola.

Outras colegas, no meio das praxes, perderam-se...Chegaram como boas alunas de secundário e...deixaram-se levar pela necessidade de serem aceites! Voltaram para casa no fim do 1º ano, sem qualquer aproveitamento escolar...

Não me senti uma privilegiada nas praxes mas fui preparada de casa. Fui advertida pelos meus pais da pressão que os alunos mais velhos poderiam exercer...Tive isso sempre em mente.

Nesses primeiros dias, os caloiros precisavam de realizar um teste-diagnóstico a Inglês, para os professores saberem em que nível nos integrar (Básico, Intermédio, Pós-Intermédio). A única coisa estúpida que fiz foi acreditar nos veteranos que nos lavavam o cérebro com: Vocês falhem de propósito o diagnóstico, mesmo que saibam se não vocês vêem-se aflitos para passar aquela me***! Acreditem, logo eu que adoooro inglês...errei tanta coisinha simples: how old are you?; I'm portuguese...outras ía acertando. Conclusão: Fui chamada ao gabinete das professoras de Inglês, não sabiam onde haviam de me integrar...Tive que apresentar a minha média de 16 val. trazida do secundário!

Praxes
FONTE: http://deltasigmapifraternity.files.wordpress.com
Sabem que mais? No meu 3º ano (aos 20 anos) (já dever ter percebido que sou beeeeemmm pré-Bolonha), fiz parte da Comissão de Praxe e se pensam que fiz aos caloiros o mesmo que me fizeram, desenganem-se! Tentei sempre ser a Veterana 'Amiga'...mas nem todos os veteranos tiveram o mesmo comportamento...alguns fizeram aos caloiros bem pior do que tinham passado...e alguns nem passaram nada porque nem praxados foram (entraram na 2ª fase).

Nos EUA a praxe é designada por 'hazing', esta palavra tem uma conotação demasiado negativa e de facto, basta fazer uma pesquisa para ver algumas das fotos mais revoltantes...

Não sou a favor dos abusos sejam de que forma forem, não sou a favor da promoção do medo e da insegurança, não sou a favor da estupidifcação de alguns actos, não sou a favor de simulações de cariz sexual...Isso não- isso não é nada!

Ainda vejo a Praxe como um processo de integração. Creio que o que talvez falte a muito boa gente, sejam  caloiros ou veteranos, é educação, estabilidade emocional e algum auto-conhecimento pessoal, daqueles que só uma Família pode dar!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Qual é a cor?

Deambulando eu pelas configurações, ajustes e cores para fazer um refresh (mais um!) do visual d' A Sequoia e a Ladybug, e tendo em mente que o que escrevo é associado a passagens da minha vida - como dei a entender no O Algodão não Engana, parei entre paletas de cores, indecisa: Rosa, Azul, Branco, Cinza...quero transmitir alegria, seriedade, reflexão, tristeza...através das cores.

Qual a cor que define 'Vida'?...A nossa vida!...Bem, aqui há alguns anos atrás comprei um verniz da Risque de nome 'VIDA'...e...não é branco, não é bege...será 'cor de pele' com...Vida?...

Eu apenas gostaria de saber a cor da vida, outros...a Cor do Dinheiro!...O verde também é a cor da inveja, estranho!  


http://www.ladyglam.com.br/
Risque 'Vida'
 Ontem a minha, Vida, parecia que andava para trás - Talvez cinza, sim. Ora é um carro que resolve parar, ora são as chaves que ficam 'teimosamente' presas na ignição...Porém hoje, não sei...talvez pelo sol que brilhou e o frio que se fez/faz sentir, pela descontracção, pela simplicidade, pela convivência com os amigos - um simples lanchinho caseiro (com as tostas do James...nhmmm), hoje o Azul foi rei!!